" High value-added chemicals and BIoreSIns from alGae biorefineries produced from CO2 provided by industrial emissions "

PATENTS

In this section, you can access to the latest technical information related to the BISIGODOS project topic.

desenvolvimento de tinta com resina à base de microalga(s) e/ou cianobactérias

desenvolvimento de tinta com resina à base de microalga(s) e/ou cianobactérias. a patente de invenção "desenvolviento de tinta com resina à base de microalga(s) e/ou cianobactérias" visa o desenvolvimento de uma tinta ambientalmente correta à base de água, onde a formulação foi produzida a partir de diferentes concentrações de resina biopolimérica extraída de microalga (s) elou cianobactéria (s). esta tinta minimiza os impactos ambientais através do uso de solvente atóxico e resina. para isso a utilização das substâncias bioacumulativas presentes nas formulações de tintas de origem petroquímica, que causam contaminação no solo e alteração do ph, precisa ser atenuada. a substituição da resina petroquímica por resina biopolimérica, justifica a utilização do poli-3-hidroxibutirato (phb). este biopolímero é produzido por bactérias elou cianobactérias quando há excesso de fonte de carbono e limitação de pelo menos um nutriente essencial como: fósforo, nitrogênio, ferro elou magnésio. o acúmulo de phb ocorre na forma de grânulos intracelulares para reserva de carbono e de energia. este biopolímero possui diversas propriedades interessantes para aplicação biotecnologica, destacando-se: a biocompatibilidade com outros polímeros e a biodegradabilidade em ambientes microbiologicamente ativos. assim a biocompatibilidade garante a interação do phb com o pigmento das tintas. a biodegradabilidade garante a minimização dos resïdos da tinta quando descartada. portanto, tintas com resina biopolimérica pode possuir capacidade de minimizar problemas ambientais e ganham aplicabilidade no acabamento e proteção de ambientes bioclimáticos e moradias sustentáveis.


» Number: BR102016023073A2 (A2)

» Publication Date: 18//2/09/1

» Applicant: UNVERSIDADE FED DO RIO GRANDE FURG?[BR]

» Inventor: ANA PAULA AGUIAR CASSURIAGA?[BR]; JEFFERSON CRIZEL PINHEIRO HOLZ?[BR] (4)

» More Information

« Go to Technological Watch



AIMPLAS Instituto Tecnolgico del Plstico
C/ Gustave Eiffel, 4 (Valncia Parc Tecnolgic) 46980 - PATERNA (Valencia) - SPAIN
(+34) 96 136 60 40
proyectos@aimplas.es



This project has received funding from the European Union Seventh Framework Programme (FP7/2007-2013) under grant agreement n [613680].

AIMPLAS - Instituto Tecnolgico del Plstico | Powered by: SoftVT